Até o momento, temos 8.715 vias cadastradas em 1612 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via Rio de Janeiro > Petrópolis > Contraforte do Taquaril Maior > Via Você Merece

Ampliar imagem Via Você Merece
Linha da via "Você Merece", na face oeste do Contra-Forte do Taquaril Maior (Foto: Integrante do CEP)
Início da 2ª enfiada (Foto: Leandro Sousa)
Via Você Merece
Croqui ainda passível de alterações por confirmações de graduação.

Ver croqui no tamanho original

Imprimir croqui
Via Você Merece Imprimir informações da via
5º VIsup (A1/VIIb) D3 E3
Cadastrada por: Matheus Costa dos Reis, em 09-09-2021 às 20:57
Alterada por: Arthur Garcia Solleiro Estevez, em 15-09-2021 às 17:48
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: oeste
Tipo de escalada predominante: agarras
Extensão: 530 metros
Descrição: A linha cruza a maior extensão da parede piramidal da face oeste, seguindo por lindos veios de agarras. Em destaque, têm-se a 1ª enfiada que se apresenta como um convite aos olhos de qualquer escalador ao percorrer a base dessa montanha. Mas não se engane pelas impressões, essa é a enfiada mais exigente da via. A 2ª enfiada é memorável e também mais fácil tecnicamente. Segue por um lindo veio de grandes cristais formando agarras grandes em uma parede bem vertical, que aos poucos vão diminuindo de tamanho e também de inclinação, finalizando em lances de agarras pequenas e aderência. A partir daí, são 2 esticões de corda seguindo os veios em diagonal até encontrar com as canaletas que descem verticalmente ligando com a parte superior da parede. Os veios geológicos reaparecem na 8ª enfiada onde há uma passagem atlética bem interessante e que continua em prazerosos lances de agarras. Os veios novamente iniciam a 9ª e dão lugar à aderência seguida de uma fenda cega que podem ser consideradas o crux psicológico da via. Há um ponto em que os Camalots #1 e 2 podem ser usados, no entanto, não ficam perfeitamente encaixados. Mesmo que não se sinta confiante para guiar lances de 7°, estes podem ser facilmente artificializados e os detalhes estão no croqui. Esse projeto ficou por 16 anos parado por questões de acesso. Então, por favor, entre em contato, antecipadamente, com o proprietário (gente boa demais) de onde se inicia a caminhada, e combine com ele o seu acesso (Fabiano – (24) 98848-6812 – Whatsapp). A propriedade, que fica toda na base da face oeste, teve, no passado, total restrição ao acesso e agora só permitiu o trânsito de escaladores na base com a condição de SILÊNCIO. Então, POR FAVOR, AJUDE-NOS A MANTER O ACESSO LIVRE!

Acesso:
Para chegar a Face Oeste Contra-Forte da Pedra do Taquaril deve-se subir pela Estrada do Taquaril que se inicia na Estrada União Industria no distrito da Posse. Para quem vir de Rio/Petrópolis/Itaipava pegar a BR-040 sentido Juiz de Fora e cerca de 500 metros antes do pedágio pegar a direita em uma saída estreita, cruzar a ponte e estará na Estrada União Industria. Pegar a esquerda e após 3,5 km vire a direita bem junto a uma ponte que tem como ponto de referência o Cachoeira’s Bar. Para quem vir de Juiz de Fora/Três Rios sentido Rio pela BR-040 sair em Areal, seguir até o centro da Posse e após 4,9km vire à esquerda. Siga as placas (verdes) da Pousada Portal da Montanha até a placa que indica a pousada a 1km, pegar a saída a esquerda com placa do Vale da Paz. Subindo, essa estrada contorna pela direita uma casa amarela e continua em uma inclinação forte que, em condições úmidas, irá exigir perícia para carros que não possuem 4x4. Quando surgir uma forte curva para direita e um bambuzal seguir a direita (reto) passar a porteira e estacionar próximo as bananeiras onde se inicia um acesso com calçamento. Essa é a propriedade do Fabiano, um produtor rural muito gente fina que foi o único que nos liberou acesso. POR FAVOR, entre em contato com ele (24 98848-6812 – WhatsApp)
antecipadamente, SEJA CORTEZ.
A caminhada (wikiloc) se inicia pelo próprio acesso calçado subindo entre as lavouras, passar pelo reservatório de água, pegar a estrada que vem de outra propriedade até um aceiro que pode ou não estar limpo subir forte por cerca de 250m, quando a inclinação diminuir cerca de 50 metros a frente pegar a direita em uma trilha. Pegar a esquerda em uma trilha que vem de baixo e logo a frente vire a direita descendo. Nesse ponto tem bloco que é um bom ponto de descanso. Seguir por cerca de 150 metros e novamente vire a esquerda em outra trilha que vem de baixo. Cuidado na volta nessas trilha que vem de
baixo, elas são da propriedade que NÃO nos permitiu acesso. Quando chegar próximo a parede vire à direita para a via Você Merece (10-15 min percorrendo a base) ou à esquerda para o diedrão.
Coordenadas: -22.32673359212717,-43.068854820611605
Equipamento mínimo necessário:
  • 2 cordas de 60 metros
  • 15 costuras (10 alpinas, 2 x 120cm)
  • Camalots # 0.4 ao 3
  • 1 cliff Talon e 1 estribo
Data da conquista: 27/08/2021
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Outras vias cadastradas neste local